Programa social patrocinado pelo Juba Supermercado é destaque na rede Globo

Beneficiado com doações da campanha Criança Esperança 2010, o projeto social Vôlei Kid’s, desenvolvido em várias cidades de Mato Grosso, é destaque na programação nacional da rede Globo de televisão. O vídeo sobre o projeto tem sido apresentado durante os intervalos da emissora, no Minuto Criança Esperança e a primeira veiculação ocorreu no dia 26 de janeiro.

Realizado na cidade de Tangará da Serra, Cáceres, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Cuiabá, o projeto Vôlei Kid’s atua na formação do cidadão por meio do esporte. Aliado ao acompanhamento educacional, o projeto viabiliza que a criança adquira elementos que contribuirão para o pleno desenvolvimento da capacidade física, social, intelectual e psíquica.

O Vôlei Kid’s utiliza o voleibol como ferramenta de formação de cidadão, ressaltando noções de responsabilidade, cultura, convivência, higiene, educação e respeito. Para as crianças na fase inicial foi adaptado o mini-voleibol, com materiais, espaço físico e atividades específicas para cada faixa etária. Isso torna o esporte mais atrativo para as crianças e torna mais fácil o aprendizado das habilidades motoras essenciais para realizar perfeitamente os fundamentos do vôlei.

O programa é desenvolvido pelo Instituto Desportivo da Criança, que também realiza o Dó Ré Mi Kid's nas cidades de Tangará da Serra e Cuiabá, projeto voltado para a educação musical. Nele são abordados temas sobre responsabilidade, disciplina, comportamento e rendimento escolar, focado na formação de um cidadão ético e responsável. O Instituto atualmente atende mais de 800 crianças entre oito e 16 anos da rede pública de ensino. A prática do voleibol e a educação musical é realizada no período contra-turno escolar.

“Para o Instituto, a veiculação do Minuto Criança Esperança em rede nacional esta sendo de extrema importância, pois demonstra a transparência das nossas ações e a visibilidade gerada é essencial para a nossa sustentabilidade, além de ser um potencializador para a nossa credibilidade perante os parceiros, beneficiados e toda a sociedade”, afirma a coordenadora geral do Instituto, Ana Paula Peixoto de Lima.

Nas aulas dos programas sociais são trabalhados assuntos relativos a competências cognitivas e comportamentais e promoção da saúde. Dessa forma, é enfatizada a importância de temas como respeito, aprendizagem escolar, disciplina, cooperação, hábitos de higiene, socialidade e cuidados com a saúde.

O vídeo sobre o Vôlei Kid’s será novamente veiculado nos dias 09 de fevereiro e 13 de abril, no intervalo do Bom dia Brasil, e nos dias 14 de fevereiro e 18 de abril, no intervalo do Jornal Hoje.

Instituto

O Instituto Desportivo da Criança foi fundado em 2003 para regulamentar as ações dos Programas Sociais Dó Ré Mi Kid’s e Vôlei Kid’s. As ações desenvolvidas nos projetos têm o objetivo de promover a autonomia, senso crítico e responsabilidade, viabilizando a formação de um cidadão ético e comprometido com a sociedade. Além do esporte e da educação musical, os Programas Sociais atuam diretamente em três linhas de ação:

“Ação Meio Ambiente/Atitude Positiva, que visa fomentar a preservação das fontes de vida de nosso planeta; Ação Saúde: para estimular os hábitos de higiene e promover atitudes de vida saudáveis; e a Ação Educação, que tem o objetivo de despertar o interesse pela leitura e oportunizar o auxílio pedagógico”.

Entre as ações realizadas, destacam-se o acompanhamento pedagógico, atividades culturais, palestras e campanhas educativas, projetos de leituras, vistoria higiênica, orientações e prática de saúde bucal, oficinas de produção de texto, de arte e educação a partir de sucatas, dinâmicas cooperativa e atividades lúdicas.

Por: Assessoria

-